quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ética social, o que é isso?

Todos que pegam a "lotação", para ir ao trabalho ou à escola, sabem com certeza, que aqueles lugares logo na entrada, entre o motorista e o trocador são reservados aos idosos, aos portadores de deficiencia e ás gestantes(grávidas).
Dia desses, muito chuvoso, vidros fechados e ônibus lotado, entrou uma mulher de quase 40 anos, grávida, creio que, de oito ou nove meses...
Eu havia, há pouco, atravessado a roleta e, portanto, estava ainda próximo à esse espaço, o que me permitiu observar bem tal fato.
A senhora grávida se aproximou e se enconstou próximo a um passageiro com pouco de 20 anos, saudável, que por direito não poderia estar no citado espaço.
Esse sujeito, se julgando esperto, fingia dormir para não entregá-lo a ninguém, nem mesmo à grávida.
Essa mulher começou a suar, a cor da pele do seu cor alternava, entre avermelhada amarelo-pálida. Era fácil de perceber que ela passava por um "mal estar", porém, o insólito jovem ficou firme e indiferente.
De repente, num gesto incontrolável, a "mãe do bebezinho" levou a mão à boca e sem conseguir se controlar, vomitou na cabeça e no tórax do rapaz, que mesmo assim, todo vomitado e vendo a aflição daquela grávida, não he cedera o lugar, ao contrário, reclamou da falta de educação da mulher e fechou a cara, toda borrada de vômito, continuou firme no seu lugar. Ele e todos os demais que por lá estava.
A grávida, com vergonha, acredito que sentindo-se humilhada com o ocorrido, desceu no ponto seguinte e o ônibus seguiu.
Para surpresa de todos, três quarteirões adiante, outra grávida entrou, o que chamou a atenção de todos.
Ela seguiu para o mesmo lugar, perto do mesmo rapaz...
O "jovem vomitado", todo elegante, agora assustado, se levantou e ofereceu o lugar à moça, que não aparentava mais de 25 anos...
Ela agradeceu, assentou e comentou com a senhora ao lado:
Que cheiro horrível!
O rapaz, já sem graça, se afastou e atravessou a roleta para descer na Praça Sete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário